domingo, 16 de dezembro de 2012

42° BPM/I DIVULGA INFORMATIVO DO MÊS DE SETEMBRO/12


O 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior, Unidade da Polícia Militar sediada no município de Presidente Venceslau/SP, e que abrange também os municípios de Presidente Epitácio, Teodoro Sampaio, Santo Anastácio, Rosana, Mirante do Paranapanema, Euclides da Cunha Paulista, Caiuá, Marabá Paulista, Piquerobi e Ribeirão dos Índios, tem a honra de informar ao caro leitor sobre as notícias, eventos e ocorrências de destaque do mês de setembro de 2012.












FORÇA TÁTICA DO 42º BPM/I REALIZA TREINAMENTO PARA CONTROLE DE DISTÚRBIOS CIVIS

Na manhã do dia 04 de setembro, os Policiais Militares do Programa de Força Tática do 42º BPM/I, sob o comando do 2º Tenente PM Henrique Magalhães Ramos, realizaram um treinamento de controle de distúrbios civis nas dependências do recinto de exposições Alfredo Ellis Neto, em Presidente Venceslau/SP.
Os Policiais Militares constantemente são instruídos nesta Unidade e integram o Batalhão Matricial de Choque do Comando de Policiamento do Interior-8, juntamente com as Forças Táticas do 18º BPM/I (Presidente Prudente) e 25º BPM/I (Dracena).
Durante o treinamento, os Policiais Militares do Corpo de Bombeiros de Presidente Venceslau colaboraram efetivamente destinando o apoio logístico necessário para o desenvolvimento dos procedimentos.       




 

REUNIÃO SOBRE CAMPANHA DE SEGURANÇA PÚBLICA EM PRESIDENTE EPITÁCIO

No dia 05 de setembro foi realizada uma reunião na sede da 2ª Companhia PM do 42º BPM/I, em Presidente Epitácio/SP, para tratar dos detalhes finais de uma Campanha de Segurança Pública que está sendo implementada no município.
O Comandante da 2ª Companhia PM, Capitão PM Luis Nelson Disaró discorreu sobre os detalhes da referida campanha que será desenvolvida pela Polícia Militar em parceria com a Associação Comercial de Presidente Epitácio e Conselho Comunitário de Segurança.
 Estiveram presentes na reunião o Major PM Jefferson Bastos, comandante interino do 42º BPM/I, 1º Tenente PM Simone de Cristo Fernandes, comandante do 1º Pelotão PM, o senhor Lourival Magalhães Mendes, presidente da Associação Comercial e Industrial, o senhor Nelson Roberto, representante do Jornal Orinho.com e também representando o CONSEG e a senhora Marina Galvan, representante do Jornal Gazeta Semanal.
A campanha consiste na elaboração de um cadastro, contribuindo para que, quando da ocorrência de extravio, furto ou roubo da bicicleta, a Polícia Militar disponha dos dados e características da bicicleta, podendo assim contribuir para a localização, bem como o encontro do legítimo proprietário.
Essa medida visa inibir as ocorrências de furto de bicicletas, além de proporcionar dados para a recuperação dos produtos furtados e a prisão dos autores dos delitos, contribuindo para a proteção às pessoas, o cumprimento das leis, o combate ao crime e a preservação da ordem pública.




POLÍCIA MILITAR REALIZA O 1º CADASTRO DE BICICLETA EM PRESIDENTE EPITÁCIO

No dia 13 de setembro foi iniciado pela 2ª Companhia PM do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior a “CAMPANHA DE CADASTRAMENTO DE BICICLETAS” no município de Presidente Epitácio, onde, na oportunidade, foi realizado o primeiro cadastro de bicicleta, por solicitação de uma moradora local.
A moradora compareceu ao Posto Policial Militar onde solicitou o cadastramento, e de imediato, conforme campanha divulgada nos últimos dias junto aos diversos órgãos de imprensa regionais, o mesmo foi realizado.
Este é um trabalho desenvolvido pela Polícia Militar e que conta com a colaboração de estabelecimentos que comercializam bicicletas na cidade, funcionando da seguinte maneira: ao comprar uma bicicleta, o consumidor recebe uma ficha cadastral, que deve ser preenchida com os dados da bicicleta e do proprietário. Essa ficha será entregue no Posto Policial Militar local e a bicicleta fotografada. Na ocasião o proprietário recebe um número cadastral. Para a pessoa que já tem a bicicleta, esta irá até o Posto Policial Militar e de posse de seus documentos pessoais fará o cadastro, a bicicleta será fotografada e imediatamente já fará parte do banco de dados.
O cadastro contribuirá para que, quando da ocorrência de extravio, furto ou roubo da bicicleta, a Polícia Militar disponha dos dados e características da bicicleta, podendo assim contribuir para a localização, bem como com a devolução para o legítimo proprietário.
Essa medida visa inibir as ocorrências de furto de bicicletas, além de proporcionar dados para a recuperação dos produtos furtados e a prisão dos autores dos delitos e até mesmo possíveis receptadores.
O Comandante da 2ª Companhia PM, Capitão PM Luis Nelson Disaró, orienta a população de Presidente Epitácio para que compareça ao Posto Policial Militar e realize o cadastro das bicicletas, e com esta ação, contribua com a Polícia Militar na preservação da ordem pública, no cumprimento das leis e no combate à criminalidade.


ESTÁGIO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL PARA CABOS E SOLDADOS

No dia 14 de setembro o 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou a formatura de mais uma turma do Estágio de Atualização Profissional (EAP) para Cabos e Soldados.
Nos dias em que frequentaram o Estágio os Policiais Militares foram avaliados, atualizaram seus conhecimentos e aperfeiçoaram as técnicas profissionais.
Receberam instruções sobre procedimentos, inovações e o planejamento estratégico da Instituição, o que propiciou maior sintonia em relação à missão definida pelo Comando Geral da Polícia Militar, que é proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública, estando aptos a atuar nos diversos municípios desta região do Estado de São Paulo.
O último dia de estágio os Policiais Militares frequentaram em trajes civis para a disciplina de Programação Neurolinguística.
Essa disciplina tem como objetivo desenvolver as habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, ampliar o autoconhecimento e aprender mais sobre negociação de divergências e conflitos no trabalho.
Para Gilberto Curi, Presidente da Sociedade de Programação Neurolinguística, PNL é o estudo de como representamos a realidade em nossas mentes e de como podemos perceber, descobrir e alterar esta representação, para atingirmos os resultados esperados.
A turma contou com a participação de 19 (dezenove) Policiais Militares.



POLÍCIA MILITAR REALIZA PALESTRA SOBRE A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM EUCLIDES DA CUNHA PAULISTA
No último dia 18 de setembro o 3º Sargento PM Gerson Xavier de Barros, comandante do policiamento no município de Euclides da Cunha Paulista, proferiu uma palestra na escola “Lucio Monteiro” para os alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) com o tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida”, referente à Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro.
A palestra teve início às 19h30min e término às 21h20min sendo bem recebida pelos alunos que questionaram e participaram ativamente perguntando e debatendo sobre o tema.
O evento que se originou de parceria entre a Polícia Militar e a direção da escola, foi mais um dos vários eventos desenvolvidos pelo 42ª BPM/I e seus parceiros, durante a Semana Nacional de Trânsito, com o objetivo de conscientizar a comunidade e reduzir o número de acidentes.


POLICIAIS MILITARES E ESTUDANTES DE SANTO ANASTÁCIO REALIZAM ATIVIDADES NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO


No dia 20 de setembro, Policiais Militares do 4º Pelotão PM da 1ª Companhia do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior, devidamente comandados pelo 1º Tenente PM Anderson Sérgio Romão, realizaram algumas atividades educativas relativas à Semana Nacional de Trânsito, no município de Santo Anastácio/SP.
Foram montados dois pontos de bloqueio, sendo um no cruzamento das Ruas Visconde de Mauá e Osvaldo Cruz e outro na Avenida Nove de Julho, esquina com a Rua Barão do Rio Branco.
Durante as atividades estudantes das instituições de ensino SESI, Escolas Estaduais Osvaldo Ranasi e Professora Alice Maciel Sanches participaram ativamente, entregando folhetos educativos de trânsito.
Na área do 42º BPM/I várias atividades foram desenvolvidas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com a “Campanha Trânsito Consciente”, no período de 18 a 25 de setembro. 




POLÍCIA MILITAR REALIZA REUNIÃO REFERENTE AO POLICIAMENTO NO DIA DAS ELEIÇÕES

No dia 20 de setembro (quinta-feira) foi realizada no cartório eleitoral de Presidente Epitácio reunião sobre as determinações para o policiamento no dia das eleições municipais.
Estavam presentes o Excelentíssimo Sr. Juiz eleitoral Dr. Rogério de Camargo Arruda, o Excelentíssimo Sr. Promotor de Justiça Amélio Pasini Júnio, o Major PM Jefferson Bastos, Comandante Interino do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o Capitão PM Luiz Nelson Disaró, Comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, a 1º Tenente PM Simone Cristo Fernandes e Vinícius (funcionário do Cartório Eleitoral).


COMANDANTE DO 2º PELOTÃO PARTICIPA DE SESSÃO ORDINÁRIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE PRESIDENTE EPITÁCIO

          No dia 20 de setembro (quinta-feira) a 1º Tenente Simone Cristo Fernandes, Comandante do 2º Pelotão de Presidente Epitácio, participou da sessão Ordinária da Câmara Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio/SP.
           Na foto, está a 1º Tenente Simone e o Presidente da Câmara, juntamente com os demais vereadores.

 



42º BPM/I FORMA A ÚLTIMA TURMA DO ESTÁGIO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL PARA SUBTENENTES E SARGENTOS EM 2012

No dia 24 de setembro o 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou a formatura da última turma deste ano do Estágio de Atualização Profissional (EAP) para Subtenentes e Sargentos.
Nos dias em que frequentaram o Estágio os Policiais Militares foram avaliados, atualizaram seus conhecimentos e aperfeiçoaram as técnicas profissionais.
Receberam instruções sobre procedimentos, inovações e o planejamento estratégico da Instituição, o que propiciou maior sintonia em relação à missão definida pelo Comando Geral da Polícia Militar, que é proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública, estando aptos a atuar nos diversos municípios desta região do Estado de São Paulo.
O último dia de estágio os Policiais Militares frequentaram em trajes civis para a disciplina de Programação Neurolinguística.
A turma contou com a participação de 09 (nove) Policiais Militares.




POLÍCIA MILITAR DIVULGA DICAS DE SEGURANÇA EM RÁDIOS

No dia 25 de setembro o Capitão PM Luís Nelson Disaró, Comandante da 2ª Companhia PM de Presidente Epitácio em parceria com as rádios “Vale do Rio Paraná AM” e “FM 104 Novo Milênio” gravou mensagens sobre dicas de segurança que serão vinculadas durante a programação das respectivas rádios.
Na área do 42º BPM/I várias atividades foram desenvolvidas com a “Campanha Trânsito Consciente”, no período de 18 a 25 de setembro e após a semana de conscientização está sendo desenvolvido um trabalho pela Polícia Militar de manter sempre atual as orientações à população dos municípios  


FORÇA TÁTICA DO 42º BPM/I REALIZA MAIS UM TREINAMENTO PARA CONTROLE DE DISTÚRBIOS CIVIS

Na manhã do dia 25 de setembro os Policiais Militares do Programa de Força Tática do 42º BPM/I, sob o comando do 1º Tenente PM Helder Bezerra Camatari, realizaram mais um treinamento de controle de distúrbios civis nas dependências do Batalhão da Polícia Militar, em Presidente Venceslau/SP.
Os Policiais Militares constantemente são instruídos nesta Unidade e integram o Batalhão Matricial de Choque do Comando de Policiamento do Interior-8, juntamente com as Forças Táticas do 18º BPM/I (Presidente Prudente) e 25º BPM/I (Dracena).
Foi executado também treinamento de técnicas de revista, condução e escolta de presos.



 




ANIVERSÁRIO DO MAJOR PM JEFFERSON BASTOS

No dia 03 de setembro, os Policiais Militares do Estado Maior e administração da 1ª Companhia PM do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior se reuniram em momento comemorativo para cumprimentar o Major PM Jefferson Bastos, comandante interino da Unidade, em razão de seu aniversário, transcorrido no dia 02 de setembro.
O momento solene foi realizado na sede do 42º BPM/I e contou com grande parte do efetivo administrativo, oficiais e praças.
O Capitão PM Marcio Agamenon, Coordenador Operacional Interino do 42º BPM/I, fez o uso da palavra para cumprimentá-lo em nome de todos os presentes e destacou o excelente trabalho que o Oficial vem desenvolvendo neste Batalhão.
O aniversariante fez questão de oferecer um delicioso bolo e refrigerantes aos presentes para comemorar essa data significativa.
Parabéns ao Major Jefferson. Desejamos muita saúde, paz e realizações pessoais e profissionais. Que Deus o abençoe e também toda a sua família.





POLICIAIS MILITARES PARTICIPAM DE ATO CÍVICO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE PRESIDENTE EPITÁCIO

No dia 05 de setembro a direção do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo, organizou um ato cívico alusivo ao dia da independência do Brasil, que transcorrerá no dia 07 de setembro.
          A 1º Tenente Simone de Cristo Fernandes, Comandante do 2º Pelotão PM de Presidente Epitácio e a Soldado PM Marisa Pereira, instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), participaram do evento e destacaram a importância de iniciativas como essa, uma vez que demonstra a importância dos valores cívicos.
          Ao final foram hasteados os pavilhões Nacional, do Estado de São Paulo e do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo, havendo participação de todos com o canto do hino Nacional Brasileiro e hino da Independência do Brasil.


CONFRATERNIZAÇÃO DE DESPEDIDA DE SOLDADOS PM TEMPORÁRIOS

No dia 14 de setembro, Policiais Militares do Estado Maior e Administração da 1ª Companhia PM do 42º BPM/I se reuniram em uma confraternização de despedida dos Soldados PM Temporários Letícia Cena de Brito, Vanessa farias de Lima, Lais Monteiro de Carvalho, Letícia de Melo Nazário e Maycon Elieser Evangelista.
Os referidos Soldados PM Temporários ingressaram no Serviço Auxiliar Voluntário em 16 de setembro de 2010 e agora completam o tempo de serviços prestados a esta Instituição.
A confraternização de despedida foi realizada na sede do Batalhão e contou com a presença do Comandante Interino do 42º BPM/I, Major PM Jefferson Bastos, Oficiais e Praças da administração PM.
Todos tiveram a oportunidade de cumprimentar os jovens Letícia, Laís, Vanessa e Maycon, sendo que o momento foi marcado pela emoção de todos os presentes.
A jovem Letícia de Melo Nazário reside no município de Piquerobi/SP e por motivos extraordinários não pôde comparecer ao evento.
O Major PM Jefferson fez uso da palavra, agradecendo aos homenageados pela dedicação e por todos os serviços prestados à Polícia Militar. Desejou à todos votos de felicidades e muitas realizações.
Ao final foi servido um café da tarde, gentilmente oferecido por todos os participantes e organizado pelo Setor de Comunicação Social do 42º BPM/I.



 

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO EM SANTO ANASTÁCIO

No dia 26 de setembro (quarta-feira), às 20h00min foi realizado em Santo Anastácio/SP, mais um evento referente a “Semana Nacional do Trânsito”.
Os trabalhos foram desenvolvidos na quadra municipal e os objetivos propostos estiveram focados na orientação à população sobre a fiscalização, educação e segurança no trânsito.
 Vários assuntos abordados, inclusive referentes as obras já realizadas para a sinalização das vias e ainda uma apresentação de maquetes elaboradas pelos estudantes das Escolas Fênix, Osvaldo Ranazzi, Sesi e colégio Atlas.
A Polícia Militar esteve presente representada pelo 1º Tenente PM Anderson Sérgio Romão, Comandante do 4º Pelotão PM de Santo Anastácio. O evento contou ainda com a presença de outras autoridades:  Excelentíssimo Senhor Roberto Volpe, Prefeito Municipal de Santo Anastácio, Dr Geraldo José Takushi, Delegado de Polícia Civil, 3º Sgt PM Laerte, integrante do Corpo de Bombeiros e ainda outras personalidades do município.
A Banda Marcial de Santo Anastácio também esteve presente e abrilhantou o evento com a execução de hinos e várias canções.







No dia 01 de setembro (sábado), Policiais Militares da 3ª Companhia PM do 42º BPM/I, prenderam três indivíduos por tráfico de entorpecentes em Rosana/SP.
Durante fiscalização de trânsito numa estrada municipal dois veículos (Fiat/Pálio e VW/Santana) que transitavam no mesmo sentido foram abordados.
Durante a fiscalização e revista no interior do Pálio foram localizados 47 (quarenta e sete) tabletes de maconha, totalizando 48,680 quilos.
Ao indagar o condutor do veículo que transportava o entorpecente, este informou que havia sido contratado pelos ocupantes do veículo Santana, os quais estavam na função de "batedores".
Mediante essa afirmação foi dada voz de prisão em flagrante delito aos ocupantes de ambos os veículos. Durante a realização de buscas minuciosas foram no veículo Santana R$814,75 (oitocentos e quatorze reais e setenta e cinco centavos) em dinheiro e cinco aparelhos celulares.
Os indiciados, juntamente como os objetos, entorpecentes e veículos, foram encaminhados ao Plantão de Polícia Judiciária de Rosana/SP, apresentados ao Delegado de Polícia que, após tomar conhecimento dos fatos, ratificou a voz de prisão em flagrante delito, ficando todos à disposição da Justiça.

















Voltar a Lista de Informativos                              Voltar a página Inicial do 42° BPM/I









Nenhum comentário:

Postar um comentário